O diabetes atinge, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 13 milhões de pessoas no Brasil atualmente
|
Existem dois tipos mais comuns de diabetes (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) |
Causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo, o diabetes atinge, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 13 milhões de pessoas no Brasil atualmente.
A doença pode resultar no aumento da glicemia, cujas taxas altas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Como prevenir o diabetes?
Para prevenir a doença, a prática de atividades físicas regularmente é recomendada, além de uma alimentação saudável e da diminuição do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
Quais são os tipos de diabetes?
Existem dois tipos mais comuns de diabetes. O tipo 1, uma doença crônica não transmissível e hereditária, concentra entre 5% e 10% do total de diabéticos no Brasil. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar.
O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue.
O tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue. A causa do diabetes tipo 1 ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).
O diabetes tipo 2, por sua vez, ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.
É essencial, então, manter acompanhamento médico para tratar, também, dessas outras doenças, que podem aparecer junto com o diabetes. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo.
Quando agravado, o diabetes tipo 2 pode se transformar em Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA), que atinge basicamente os adultos e caracteriza-se no desenvolvimento de um processo autoimune do organismo, que começa a atacar as células do pâncreas.
Quais são os sintomas do diabetes?
Os principais sintomas do diabete são fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. O tipo 1 da doença envolve, ainda, perda de peso; fraqueza; fadiga; mudanças de humor; náusea e vômito, enquanto o tipo 2 pode provocar formigamento nos pés e mãos; infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele; feridas que demoram para cicatrizar; e visão embaçada.