Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Antero Greco lutava contra um câncer cerebral desde 2022 (Foto: Reprodução/UOL) |
Morreu, nesta quinta-feira (16), o jornalista e comentarista Antero Greco. A causa da morte foi um câncer cerebral.
Em setembro de 2022, Antero passou mal durante uma edição do programa ‘SportsCenter’. Na ocasião, o apresentador Felipe Motta chamou o intervalo às pressas.
Depois do ocorrido, o jornalista admitiu que aquela foi a primeira manifestação pública do câncer e que ele havia descoberto um tumor na cabeça meses antes.
Antero chegou a retornar a trabalhar na ESPN em maio de 2023, depois de realizar sessões de quimioterapia e radioterapia. Ele ficou na emissora até o início de 2024.
O que é Câncer cerebral?
O cérebro e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central (SNC).
Segundo informações do Ministério da Saúde, os tumores do Sistema Nervoso Central são causados devido ao crescimento de células anormais nos tecidos dessas localizações.
O câncer do SNC representa de 1,4 a 1,8% de todos os tumores malignos no mundo. Cerca de 88% dos tumores de SNC são no cérebro.
Quais são as causas do câncer no cérebro?
As causas desses tumores no Sistema Nervoso Central ainda são estudadas. Atualmente, entende-se que essa doença é causada por uma soma de várias alterações genéticas.
Essas alterações podem ser adquiridas durante a vida, seja por predisposição ou exposição. Outras são hereditárias e estão presentes em algumas síndromes familiares associadas com tumores do SNC, como a neurofibromatose.
Fatores que conhecidamente aumentam o risco são:
Exposição a radiação ionizante — por exemplo, profissionais que lidam com raios-x, pessoas que se submetem à radioterapia ou a exames excessivos com radiação (tomografia).
Deficiência do sistema imunológico — seja ela causada pelo vírus HIV ou pelo uso de medicamentos, ou drogas que suprimem o sistema imunológico.